Glossário

Entenda as nomenclaturas utilizadas pela equipe Inngage
Written by Inngage
Updated 2 years ago

Algumas vezes os termos que utilizamos podem não ser tão fáceis. Confira alguns termos que utilizamos em Engajamento Digital e Marketing Mobile.

A

  1. Análise móvel: É uma ferramenta que captura os detalhes da experiência de um usuário em aplicativo móvel. As plataformas de análise coletam dados sobre como os usuários acessam o app e como respondem à cada campanha, bem como métricas importantes, como eventos desencadeados e tempo gasto no aplicativo.

  2. API: Em inglês "Application Programming Interface", que traduzido significa "Interface de Programação de Aplicativos", é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. O API da Inngage pode ser usado, por exemplo, para automatizar disparos. 

  3. Automação de Marketing: Processo de utilização de software para realizar tarefas de marketing repetitivas. As plataformas de automação de marketing podem segmentar o público por regras sofisticadas e fluxos de comportamento de usuários que seriam difíceis de rastrear manualmente.

C

  1. Churn rate: É uma das métricas mais importantes no mobile marketing. Ela aponta, em porcentagem, quantas pessoas desinstalaram o aplicativo. Por conta disso, é uma das grandes responsáveis por gerar parâmetros para decisões de onde se deve investir mais, se é para engajar e reter usuários ou para estratégias de aquisição de usuários. Criando dessa forma, estratégias mais assertivas para o app.

  2. Compositor de Campanhas: É um recurso para visualizar e construir suas mensagens. O recurso dá uma visão panorâmica de como suas notificações e mensagens serão recebidas pelos usuários.

  3. CRM Móvel: Uma plataforma de CRM móvel funciona de forma semelhante a uma plataforma de web CRM: coleta dados de uso, cria perfis ricos para cada usuário e ajuda os profissionais de marketing e vendedores a visualizar a localização de cada usuário no funil. A principal diferença é que as plataformas de CRM móvel rastreiam os dados de uso de um aplicativo, enquanto as plataformas tradicionais de CRM rastreiam o uso do site.

E

  1. Engajamento de aplicativos: Conjunto de métricas que medem a interação do usuário com um aplicativo. As métricas comuns de engajamento podem incluir quantas vezes um usuário abre o aplicativo, a duração de uma sessão de uso e as ações que um usuário realiza dentro de um aplicativo.

G

  1. GeoFencing: É a utilização da localização GPS do dispositivo, para disparar notificações em tempo real quando os usuários passam por uma determinada localização previamente parametrizada.

  2. GeoTargeting: É direcionar uma campanha para usuários que estão em uma localização específica, isso é possível utilizando os dados do GPS do dispositivo.

M

  1. Marketing Mobile: É uma técnica de marketing on-line voltada para atingir consumidores em smartphones, tablets ou outros dispositivos relacionados por meio de websites, e-mail, SMS, Push Notifications, mídias sociais ou aplicativos para dispositivos móveis.

  2. Marketing de relacionamento: É o uso de técnicas de marketing para criar fidelidade dos usuários de aplicativos e engajamento de longo prazo. Isso pode ser feito através de mensagens personalizadas e melhorias de experiência do usuário dentro do aplicativo.

  3. Mensagens Personalizadas: São mensagens criadas utilizando os atributos do usuário, elas geram relevância com os usuários pois são enviadas em momentos específicos e utilizam seus dados para compor a mensagem.

  4. Mobile onboarding: Ou embarque no aplicativo, trata-se de fazer uma boa primeira impressão. No caso de aplicativos móveis, o onboard relaciona-se com a impressão que um usuário possui ao usar seu aplicativo para celular pela primeira vez. A primeira experiência é absolutamente essencial, não só para o usuário, mas também para o comerciante que se beneficiará de uma valiosa retenção de clientes de longo prazo. Um estudo da Compuware mostrou que entre 80 e 90 por cento dos aplicativos baixados hoje são excluídos depois de serem usados apenas uma vez, então é crucial fazer essa primeira impressão imediatamente.

O

  1. Otimização Móvel: Processo contínuo de melhorar a experiência no aplicativo através de testes. As variáveis que podem ser otimizadas através de testes A / B incluem interface do usuário, fluxos de usuários e usuários onboard.

P

  1. Plataforma de Engajamento Mobile: São soluções de software próprias para as necessidades específicas de aplicativos móveis. Elas oferecem uma visão única dos comportamentos pessoais dos clientes. Ao contrário de outros meios de marketing, o marketing mobile permite que as empresas segmentem os clientes 24 horas por dia, seja por meio de aplicativos ou sites.

  2. Personalização: Prática de adaptar sua experiência de conteúdo às necessidades de cada usuário. À medida que o mundo do marketing on-line se torna mais competitivo, os comerciantes enfrentam novos desafios para se manter à frente de seus concorrentes. Uma maneira de garantir uma estratégia efetiva de retenção de clientes é personalizar seu conteúdo. Isso envolve adaptar o conteúdo da campanha às necessidades ou preferências de cada usuário para incentivá-los a se converter. O celular é o meio mais pessoal, então a personalização é especialmente importante para os comerciantes móveis.

  3. Push Notifications: É um tipo de mensagem enviada para aplicativos de celular ou aplicativos gerais. Ela deve proporcionar conteúdo pertinente ao seu usuário com o intuito de engajamento.

R

  1. Retenção: É o retorno contínuo que os usuários tem com um determinado aplicativo após sua instalação.

  2. Rich Push Notifications: É uma notificação com um anexo de mídia. Além dos pares do título e mensagem de uma notificação comum é possível incluir imagens, vídeos, áudio e elementos interativos.

T

  1. Teste A/B: É uma metodologia para teste de desempenho através de comparação. Ou seja, o teste registra indicadores de performance de duas ou mais versões de uma mesma campanha ou ação e faz comparações. Com foco em direcionar melhor os esforços e recursos. Isso tudo tem como objetivo determinar qual é a forma mais eficaz de se comunicar com seu público, tendo em mente as metas desenhada para sua campanha e as ferramentas que você utiliza.

U

  1. UX / User Experience: UX, ou a experiência do usuário do aplicativo, é a soma das interações e sentimentos que uma pessoa experimenta ao usar um aplicativo ou um serviço.

W

  1. Web Push Notifications: São mensagens enviadas para o navegador da web do usuário. Elas são semelhantes às notificações de envio de aplicativos para dispositivos móveis, mas são entregues por sites em vez de aplicativos. Essas notificações permitem que os sites se envolvam ativamente com seus usuários através de mensagens personalizadas e oportunas.

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