02. Gráfico de notificações

Written by Inngage
Updated 2 weeks ago

Nesse gráfico é possível ver o consolidado de mensagens enviadas por canal ou o total de mensagens disparadas.

É possível também definir o período que você quer contemplar:

- Default (Período Fixo, já estabelecido)
- Personalizado (Você define a visão do período que desejar)

E a visão:

- Visão: Dia e Mês

Filtros:

No gráfico de notificações ainda é possível filtrar o resultado por automação, audiência e campanha.

Audiência: O resultado geral ou isolado de uma determinada audiência.
Automação e campanha: Registro geral dos resultados de modo macro ou  individualizado por automação ou campanha.

O filtro ainda cataloga todas as automações, campanhas e audiências, para que você isole a informação desejada.

Mensagens enviadas:

Total de mensagens enviadas com sucesso. O resultado ali vai mudar de acordo com as otimizações que você fizer por período ou canal. Caso contrário, ali aparece o total consolidado de envios.

Mensagens recebidas:

Mensagens que tiveram êxito na entrega. Vale ressaltar que aqui desconsidera-se todos os envios que não chegaram no usuário por algum motivo, seja falha ou o pelo fato do cliente não ter dado as pré autorizações (Para push ou Web Push)

Mensagens abertas:

Existem algumas particularidades que precisam ser clarificadas nesse contexto. Vamos falar de todas elas agora. O que cada canal considera como mensagem aberta:

• Push, SMS e Web Push: Aberturas e cliques são a mesma coisa. 
• WhatsApp: A mensagem foi aberta e visualizada (os dois tracinhos azuis)
• E-mail: É quando o usuário abre o e-mail enviado, não necessariamente lido.
• Inn App Message: Abertura e clique são coisas distintas. Depende da finalidade da mensagem. Se tiver CTA (Call To Action / Botão De Ação), considera-se clique se o usuário clicar no direcionamento.

Cliques:

Só para deixar todas as informações contextualizadas, vamos descrever o que cada canal considera como clique.

• E-mail: Cliques efetivos: CTA* Ativo (Botão de ação) ou CTA passivo* (Texto ancorado em link);
• WhatsApp: Cliques no botão (CTA) ou link de direcionamento (URL*);
• Inn App Message: Cliques no botão de CTA.

*CTA: Call To Action ou botão de ação que serve de incentivo para o usuário clicar;
*CTA Passivo: Pode ser um link ancorado em um fragmento de texto, em destaque, que mostra que o usuário vai ser direcionado para outra página;
*Url: Endereço para onde o usuário será direcionado.

Conversões:

Indica as conversões que ocorreram em um evento por intermédio de alguma mensagem disparada por alguma automação, desde que ela esteja com o botão de ‘atribuir conversão’ ligado. 

Segue aqui um exemplo de evento que tem conversão atribuída:

O resultado dessa célula do gráfico não faz qualquer atribuição de valor, só mostra a quantidade de conversões geradas por cada canal ali filtrado ou o resultado geral, caso não tenha nenhum canal isolado.

Receita gerada:

Para ter essa informação no dashboard, é necessário ter um evento cadastrado com a opção de conversão ATIVA. Você vai precisar da ajuda de um desenvolvedor para estruturar essa informação. Clique aqui e tenha acesso direto a nossa documentação.

O campo valor não precisa estar mapeado. Só é necessário nesse exemplo: quero mandar uma mensagem para o cliente final com o valor da compra.
Nesse caso acima citado,  faz sentido mapear  também o campo customizável dentro do evento. 

Ticket Médio:

É a divisão do valor de receita gerada pelo número de conversões. O Ticket médio aponta o valor médio de vendas realizadas durante o período supracitado.

Porcentagens:

Os cálculos são concatenados e baseados sempre nas mensagens recebidas.

Exemplo: Qual porcentagem de mensagens recebidas foram abertas? 
E de quantas mensagens recebidas, quantas geraram cliques?

💡Atenção: O número de conversões pode ser mais alto do que o de mensagens abertas.

Ao criar um evento, para que o número de conversões contemple somente as mensagens que forem disparadas usando como critério os eventos mapeados, o botão de “ atribuir conversão após clique na mensagem “ precisa estar ligado.

Aí só contabilizará conversões se o usuário clicar na mensagem dentro da janela de conversão definida.

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